Brasil

Câmara aprova isenção de três impostos para doação de medicamentos

Projeto visa evitar desperdício e beneficiar entidades e hospitais

Por Da Redação
Ás

Câmara aprova isenção de três impostos para doação de medicamentos

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (31), um projeto de lei que isenta de três impostos federais os laboratórios e as indústrias farmacêuticas que realizarem doações de medicamentos a estados, entidades beneficentes certificadas, Santas Casas e Cruz Vermelha. O objetivo principal é evitar a incineração de remédios que ainda possuem alguns meses de validade. Agora, o texto segue para análise no Senado. 

Os impostos abrangidos pela isenção concedida são o PIS, a Cofins e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). De acordo com o projeto, os medicamentos doados devem ter, no mínimo, seis meses até o fim do prazo de validade. Além disso, a proposta estabelece que os governos e as entidades que receberão os fármacos devem assumir a responsabilidade pelo controle da validade dos mesmos.

Outro ponto crucial do texto aprovado é a especificação de que os medicamentos recebidos com a isenção prevista só poderão ser utilizados para atividades assistenciais e sem fins lucrativos. Isto significa a proibição da venda ou dispensação de remédios que apresentem marcas ou indicações de empresas ou estabelecimentos não autorizados como indústrias farmacêuticas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário