• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Câmara aprova PL que inclui na Lei do Racismo crime de injúria racial em local público ou coletivo

Câmara aprova PL que inclui na Lei do Racismo crime de injúria racial em local público ou coletivo

Pena salta para dois a cinco anos de prisão e multa

Por Da Redação
Ás

Câmara aprova PL que inclui na Lei do Racismo crime de injúria racial em local público ou coletivo

Foto: Reprodução / Agência da Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (30), por 358 votos a 17, um projeto de lei que tipifica, na Lei do Racismo, a injúria racial em locais públicos e espaços privados com acesso ao público. O texto segue para o Senado.

Hoje, o Código Penal já prevê prisão de um a três anos e multa "se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

A proposição inclui na Lei do Racismo a injúria racial em locais públicos ou locais privados abertos ao público de uso coletivo. Na prática, a medida equipara esse tipo de injúria ao crime de racismo – que é imprescritível (passível de punição a qualquer tempo) e inafiançável.

Se o projeto for sancionado, o crime passa a ser punido com uma pena maior que a prevista no Código Penal para injúria racial. Passa a ser de dois a cinco anos de detenção, além de multa.

A Lei do Racismo define crimes de preconceito de raça ou cor. Conforme o texto, de relatoria do deputado Antonio Brito (PSD-BA), será acrescentado a essa lei, como crime, "injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em local público ou privado aberto ao público de uso coletivo, com a utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que ao incluir a injúria racial em espaços coletivos na Lei do Racismo, o projeto incorpora em lei a equiparação ao crime de racismo feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro.

De acordo com a deputada Talíria Petrone (PSOL), líder do PSOL na Câmara, o projeto é um “avanço que vai contribuir para a reparação histórica” do povo negro.

Autora do projeto, a deputada Tia Eron (Republicanos-BA) afirma que “a injúria racial coletiva é crime de ódio que atinge a civilidade, logo deve ser comparado para efeitos penais ao crime de racismo”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.