Câmara aprova projeto que institui o Dia do Rei Pelé em 19 de novembro
A data foi escolhida por ser o dia em que o jogador atingiu seu milésimo gol em 1969
Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5867/23, que estabelece o Dia do Rei Pelé, a ser celebrado anualmente em 19 de novembro, data em que o jogador atingiu seu milésimo gol em 1969. A autoria do projeto é dos deputados Luciano Ducci (PSB-PR) e Felipe Carreras (PSB-PE), com parecer favorável do deputado Duarte Jr. (PSB-MA). A proposta agora seguirá para apreciação no Senado.
Os autores destacaram a abrangência do legado de Pelé além do esporte, ressaltando seu papel como embaixador de organizações como ONU, Unesco e Unicef.
“É importante destacar que o legado de Pelé ultrapassou o mundo do esporte. Em 1969, um país parou uma guerra para vê-lo jogar. Ele foi embaixador de órgãos como ONU, Unesco e Unicef, inclusive sendo nomeado como embaixador da boa vontade para a histórica Cúpula da Terra da ONU, a Eco 92”, lembraram os autores.
Duarte Jr. enfatizou que a criação desse dia comemorativo representa uma justa homenagem a um ícone do esporte nacional, que serve de inspiração para muitos jovens atletas, estudantes e amantes do esporte.
Reconhecido internacionalmente como o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, faleceu em dezembro de 2022, aos 82 anos, em decorrência de um câncer