Câmara aprova PL da reciprocidade em resposta a 'tarifaço' de Trump
Presidente dos EUA anunciou 10% de taxação para produtos brasileiros

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) aprovou o projeto de lei que permite ao governo brasileiro responder com sanções comerciais a países ou blocos que impuserem barreiras comerciais a produtos nacionais. O projeto poderá ser votado ainda nesta noite.
Batizado de PL da Reciprocidade, o texto já havia sido aprovado pelo Senado na terça-feira (1°) e agora irá para sanção do presidente Lula (PT).
Na terça (1º), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), fez um apelo aos deputados para haver uma união entre governo e oposição para a aprovação do projeto.
"Este episódio entre Estados Unidos e Brasil deve nos ensinar definitivamente que, nas horas mais importantes, não existe um Brasil de esquerda ou de direita, existe apenas o povo brasileiro e nós representantes do povo temos de ter a capacidade de defender o povo acima de nossas diferenças", afirmou Motta.
A fala do deputado faz referência ao "Tarifaço" prometido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e anunciado oficialmente mais cedo.
O apelo de Motta ocorre após uma obstrução imposta pelo PL, que cobra a votação do chamado "PL da Anistia". Já o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que a obstrução deve ser mantida por hoje, porém isso não deve impedir que projeto seja votado em breve.
Ainda assim, a obstrução impediu a continuação das reuniões da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Segurança Pública.