Câmara começa a ouvir primeiras testemunhas do processo contra Gabriel Monteiro nesta quarta-feira (25)
Esse é o primeiro dia de uma série de depoimentos que vão ocorrer na Câmara
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro começa a ouvir, nesta quarta-feira (25), as primeiras testemunhas do processo disciplinar contra o vereador Gabriel Monteiro (PL). Na terça (24), a Casa acatou a solicitação da defesa de Gabriel e ampliou para oito o número de testemunhas.
No processo que verifica se houve quebra de decoro parlamentar, e que pode levar à cassação do mandato do político, o ex-policial militar é acusado de estupro, assédio sexual e de forjar vídeos para a internet.
Para o vereador Chico Alencar (Psol), relator do processo ético-disciplinar contra Monteiro, a decisão pode servir como garantia a ampla defesa de Monteiro. "A gente não quer dar margem a qualquer mínima alegação de cerceamento de defesa", explicou o vereador Chico Alencar.
Até o momento, o MP e a Polícia Civil não encaminharam os inquéritos prometidos ao Conselho de Ética. Segundo o órgão, será feita uma solicitação ao presidente da Casa, o vereador Carlo Caiado, para reiterar o pedido de compartilhamento de provas.
O colegiado afirma que tem como objetivo "reunir elementos substanciais para ouvir as testemunhas de acusação e defesa".