• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Câmara de cidade da Bahia atrasa salários após dois vereadores se declararem presidentes

Câmara de cidade da Bahia atrasa salários após dois vereadores se declararem presidentes

Disputa pelo comando da Casa tem causado ainda o bloqueio dos repasses

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Câmara de cidade da Bahia atrasa salários após dois vereadores se declararem presidentes

Foto: Reprodução/TV Subaé

Dois vereadores, Magna Lúcia (União Brasil) e Fernando Coni (Republicanos), se declararam presidentes da Câmara Municipal de Rafael Jambeiro, município a cerca de 180 km de Salvador. A situação tem impedido o repasse de recursos e atrasado salários de servidores e dos próprios vereadores. 

No dia de reabertura dos trabalhos na Câmara, na terça-feira (18), duas sessões solenes foram realizadas: uma na sede do Legislativo e outra na prefeitura. O conflito iniciou em 2024 nas eleições da Casa.

No pleito, Magna Lúcia (União Brasil) venceu Fernando Coni (Republicanos) por 6 votos a 5. No entanto, a candidatura dela foi indeferida sob a alegação de que foi registrada fora do prazo regimental.

Reprodução

Com a determinação, uma nova eleição foi realizada. Fernando se declarou vencedor, considerando os seis votos contrários como abstenções. Por sua vez, Magna alega que pode assumir o cargo, pois o regimento interno permitiria a formação da chapa após as eleições.

Na reabertura, Magna Lúcia foi até a Câmara acompanhada por aliados e tentou assumir a cadeira de presidente, mas foi impedida por Fernando Coni. Às 10h, ela abriu uma sessão solene no plenário da prefeitura, ao lado do prefeito e de cinco vereadores aliados. No mesmo horário, Fernando comandou outra sessão na sede da Câmara, com a presença de quatro vereadores.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que acompanha o caso e que há um inquérito civil em andamento na Justiça. Até o momento não há decisão sobre qual eleição deve prevalecer ou se um novo pleito será convocado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.