• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Câmara de Salvador e outras cinco capitais podem aprovar reajustes salariais para seus prefeitos, revela levantamento
Política

Câmara de Salvador e outras cinco capitais podem aprovar reajustes salariais para seus prefeitos, revela levantamento

Especialista faz alerta sobre atual realidade financeira

Por Da Redação
Ás

Câmara de Salvador e outras cinco capitais podem aprovar reajustes salariais para seus prefeitos, revela levantamento

Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Salvador

As câmaras municipais de seis das 12 maiores capitais do país aprovaram reajustes salariais para seus prefeitos apesar da retração nas receitas no último ano, de acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo. Assim como em São Paulo (SP), onde o prefeito reeleito Bruno Covas (PSDB) vai receber um aumento de 46% a partir de 2022, os mandatários de Salvador (BA), Manaus (AM), Belém (PA), João Pessoa (PB) e Curitiba (PR) também poderão ser beneficiados. 

Além disso, tramitam nas câmaras de Goiânia (GO) e Palmas (TO) dois projetos de lei que preveem a correção das remunerações dos prefeitos, vices, secretários e dos próprios vereadores. Os reajustes são motivo de controvérsia. De um lado, as câmaras municipais defendem que a responsabilidade do cargo de prefeito exige compensação financeira à altura.

O economista Raul Velloso avalia que os salários de prefeitos, especialmente o de São Paulo, estão aquém do patamar ideal. No entanto, afirma que a realidade fiscal não permite esse tipo de reajuste. "Um aumento desse tipo não leva em conta o impacto duradouro que causará nas contas públicas, porque se reflete nas aposentadorias. Isso explica parte da explosão do comprometimento dos orçamentos com Previdência", afirma Velloso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.