Política

Câmara dos Deputados aprova inclusão da educação bilíngue de surdos na LDB

Texto segue para sanção presidencial

Por Da Redação
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Câmara dos Deputados aprova inclusão da educação bilíngue de surdos na LDB

Foto: Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (13), um projeto de lei que define a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente. O texto, que segue para a sanção presidencial, modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para estabelecer como educação bilíngue aquela em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada primeira língua, e o português escrito como segunda língua. 

De acordo com a relatora, deputada Soraya Santos (PL-RJ), a medida vai dar autonomia e promoverá inclusão para essa parcela da população. “[Precisamos] reconhecer que numa escola bilíngue o aluno surdo desfruta dos benefícios educacionais de uma comunidade de falantes com a qual se identifica. Além disso, a pessoa surda interage com o mundo, sortido de falantes, e nele atua funcionalmente mesmo e por causa de sua língua natural, a Libras”, afirmou.

Oriunda do Senado, a medida deve ser aplicada em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos. Segundo o texto, a modalidade deve ser iniciada na educação infantil e se estender ao longo da vida escolar. Com isso, as unidades de ensino deverão oferecer apoio educacional especializado e esse ensino não impedirá a matrícula em escolas e classes regulares de acordo com o que decidirem os pais ou responsáveis ou o próprio aluno. O projeto prevê ainda que os sistemas de ensino assegurem aos estudantes os materiais didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas em nível superior.
 

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