• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Câmara dos deputados aprova proposta que altera estrutura das lideranças partidárias
Política

Câmara dos deputados aprova proposta que altera estrutura das lideranças partidárias

Segundo o texto, para todo partido com cinco ou mais deputados haverá uma estrutura fixa de 15 cargos

Por Da Redação
Ás

Câmara dos deputados aprova proposta que altera estrutura das lideranças partidárias

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (22), o Projeto de Resolução 35/22, da Mesa Diretora, que fixa a quantidade de cargos de natureza especial e de funções comissionadas para a estrutura partidária da Casa a partir de 1º de fevereiro de 2023. A resolução já foi promulgada.

Segundo o texto, para todo partido com cinco ou mais deputados haverá uma estrutura fixa de 15 cargos, à qual será acrescida uma estrutura adicional conforme o tamanho da bancada. Após negociações entre os partidos no Plenário, a definição da estrutura adicional ficou para ser definida por meio de um ato da Mesa, observadas a disponibilidade orçamentária e financeira e a proporcionalidade partidária.

Quanto à estrutura fixa, cada partido com cinco ou mais deputados contará com 15 cargos de natureza especial e função comissionada. Partidos com bancada menor que esta terão direito a estrutura de representação de dez assessores.

O texto do PRC prevê que, nas fusões ou incorporações de partidos após as eleições, a nova liderança surgida daí ficará com a estrutura fixa de cargos de ambos os partidos e, conforme o novo tamanho da bancada surgida, contará com a estrutura adicional pela faixa em que se enquadrar. A redação final da proposta foi assinada pelo deputado Luciano Bivar (União-PE).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário