• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Câmara dos Deputados solicita auditoria do TCU nos gastos do governo Lula com cartão corporativo
Política

Câmara dos Deputados solicita auditoria do TCU nos gastos do governo Lula com cartão corporativo

Pedido de fiscalização é aprovado em comissão e órgão auxiliar do Congresso deve iniciar investigação em breve

Por Da Redação
Ás

Câmara dos Deputados solicita auditoria do TCU nos gastos do governo Lula com cartão corporativo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados determinou que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize uma auditoria minuciosa nos gastos do governo Lula com o cartão corporativo. O requerimento para essa análise foi apresentado pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, presidida pela deputada Bia Kicis (PL-DF), uma aliada próxima do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Como órgão auxiliar do Congresso, o TCU tem a obrigação de dar prioridade aos pedidos dos parlamentares, e espera-se que a auditoria seja iniciada em breve.

Em fevereiro, o tribunal aprovou a abertura de uma investigação para avaliar a legalidade dos gastos do governo Bolsonaro utilizando os mesmos cartões corporativos no período de outubro a dezembro de 2022.

O pedido inicial para a análise minuciosa dos gastos do ex-presidente também foi feito pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, com base em um relatório divulgado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO).

No documento, o parlamentar apontou um aumento de 108% nos gastos com cartão corporativo durante o período mencionado, com base em dados do Portal da Transparência. Ele ressaltou que houve uma "explosão de gastos no período eleitoral".

A solicitação de auditoria dos gastos do governo Lula com cartão corporativo visa trazer transparência e responsabilidade aos gastos públicos, assegurando a prestação de contas à sociedade. O TCU desempenhará um papel fundamental na análise dessas despesas e no esclarecimento de eventuais questionamentos relacionados aos gastos realizados durante o mandato do ex-presidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário