Câmara rejeita 'distritão' e aprova PEC que resgata coligações
Deputados se reúnem nesta quinta (12) para votar os destaques do texto
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na última quarta-feira (11) o "distritão" e aprovou o resgate das coligações partidárias nas eleições proporcionais para deputados federais, estaduais e vereadores.
Ambos dispositivos estavam contidos em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que promove minirreforma nas regras eleitorais.
Com a implementação do chamado "distritão" implicaria eleger somente os candidatos mais votados. Esse é um modelo que enfraquece os partidos e favorece somente as candidaturas personalistas.
Já a formação de coligações permite a união de partidos em um único bloco para a disputa das eleições proporcionais. Essa modalidade foi proibida em 2017.
Nesta quinta-feira (12) é aguardado que os deputados se reúnam para votar os destaques do texto. Se houve acordo, a Casa pode quebrar os prazos regimentais para votar o segundo turno e enviar o texto ao Senado.
No entanto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já adiantou que o texto deve enfrentar resistência entre os senadores.