• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Camarote internacional agrega cultura africana ao Carnaval de Salvador
Bahia

Camarote internacional agrega cultura africana ao Carnaval de Salvador

Casa de Gana foi inaugurado na quinta-feira (8)

Por Da Redação
Ás

Camarote internacional agrega cultura africana ao Carnaval de Salvador

Foto: Nathane Santana

O Camarote Casa de Gana foi inaugurado no Carnaval de Salvador, na quinta-feira (8), marcando a história da festa momesca como o primeiro camarote internacional. A abertura do espaço localizado na Casa Vale do Dendê no Terreiro de Jesus (Pelourinho), contou com a presença ilustre da embaixadora de Gana, Abena P. Busia, e do vice-ministro do Turismo do país africano, Mark Okraku Mantey, além de autoridades locais.

Com decoração totalmente envolta em "Kente" (tecido da realeza africana), o espaço proporcionará uma programação artística e cultural que conecta a vibrante cultura de Gana com a efervescência do Carnaval de Salvador. A estrutura ficará em funcionamento até a terça-feira (13), das 14h à meia-noite.

A embaixadora Abena P. Busia, animada para os seis dias de folia soteropolitana, destaca a similaridade entre os festejos em Salvador e as celebrações realizadas em Gana.
“Para nós é uma alegria trazer Gana para dentro da capital baiana. A música percussiva, as fantasias nas vestimentas, os desfiles em grupos afrocentrados. Tudo isso nos é familiar, é nosso. A Bahia tem muito da África, especialmente características de Gana. Por isso, é emocionante fazer esse intercâmbio. Vamos viver uma experiência incrível”, disse.

A instalação inovadora do camarote durante o Carnaval é vista como um passo inicial para incentivar a criação de uma presença permanente de Gana em Salvador. A embaixadora ressalta que empresários, artistas e produtores de Gana estão explorando a cidade para fortalecer laços culturais, turísticos e comerciais entre os dois países.

O projeto Casa de Gana, inaugurado em novembro de 2023 durante o movimento Salvador Capital Afro, ganha projeção com a instalação do camarote, resultado da colaboração entre a Prefeitura de Salvador e a diáspora africana. Segundo o subsecretário de Cultura e Turismo (Secult), Walter Júnior Pinto, a presença do camarote enriquece a narrativa do Carnaval deste ano, que tem como tema "Salvador Capital Afro".

O projeto não apenas promove a interação entre a cultura diversificada e as tradições de ambos os países, mas também possibilita o encontro de artistas ganeses em trios de blocos afro, como Olodum e Muzenza.

O Camarote Casa de Gana é uma iniciativa conjunta da Embaixada de Gana no Brasil, Ministério do Turismo, Artes e Cultura de Gana, em parceria com o Vale do Dendê e a BRAGH. Sob o projeto Experience Ghana Live, a ação conta com a produção executiva do Instituto Afetto e BlueJay Produções, além do apoio da Prefeitura de Salvador. Ingressos estão disponíveis no site sympla, e mais informações podem ser obtidas em @casadegana e @valedodende.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário