Caminhão tomba, pega fogo e deixa vazar produto químico em rio de Santa Catarina
Segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), carga transportada pelo veículo era ácido sulfônico ONU 2586
Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville
Um caminhão, que transportava ácido sulfônico, tombou e pegou fogo, na segunda-feira (29), na SC-418, na Serra Dona Francisca, em Joinville, no Norte de Santa Catarina. O produto químico escorreu e chegou até o Rio Seco, que deságua no Rio Cubatão, formando uma espuma branca. A prefeitura decretou estado de emergência.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), a carga levada pelo veículo era ácido sulfônico ONU 2586. O produto é usado para produzir detergentes e produto de limpeza em geral. O motorista sofreu ferimentos leves.
O acidente ocorreu no km 16 e impediu o fluxo de carros no trecho por tempo indeterminado. Por conta do vazamento a Polícia Militar Ambiental de Joinville foi acionada e monitora a situação. Já a Polícia Civil relatou que abriu um inquérito para investigar as circunstâncias do derramamento.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão foi fechada preventivamente para a captação e um gabinete de crise foi instalado na cidade, que é mais populosa do estado.
Técnicos da Companhia Águias de Joinville realizam análises constantes para garantir que não há resquício do produto químico. A empresa constatou que os níveis dos reservatórios estão baixando rapidamente.