Campanha de Bolsonaro aciona TSE contra declarações de Janones
Nas redes sociais, deputado culpa o presidente pelas mortes causadas pela Covid-19
Foto: Reprodução/Assessoria Avante
A campanha do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), solicitou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que uma publicação feita por André Janones (Avante) nas redes sociais seja retirada do ar. Na ação, apresentada na última quinta-feira (25), a campanha aponta que o deputado federal associou o presidente às mortes provocadas pela da Covid-19 no Brasil.
A ação pede também que seja concedido ao madatário o direito de resposta. A publicação questionada afirma que Bolsonaro é “assassino” e “ajudou a matar 400 mil pessoas e ainda debochou das vítimas”. Para a campanha, essa publicação “transborda e muito do campo do debate político aberto, da crítica ácida ou dos exageros de retórica, passando não apenas a ofender a honra e a imagem do candidato da representante, já suscetível de Direito de Resposta, mas também invade, com os dois pés, o perigoso território criminal, a última ratio, o terreno da tipicidade de normas de caráter penal do Código Eleitoral”.
A campanha disse, ainda, que Janones “camufla suas horrendas atitudes criminosas com a pueril invocação da qualidade de deputado federal, instando seus seguidores, velhos e novos convertidos, a disseminarem ofensas e mentiras em progressão geométrica.