Campanha de goleiro com celular em campo leva prêmio em Cannes
Ação publicitária tinha intenção de alertar público para os riscos de utilizar celular no trânsito

Foto: Reprodução/SporTV
Cannes 2019, realizado na última quinta-feira (20), que reconhece as melhores campanhas publicitárias realizadas no ano. A ação conhecida como Distracted Goalkepper (goleiro distraído), produzido pela agência paulista, Tech and Soul, ficou com a prata no festival.A campanha publicitária envolveu o clube paranaense e seu patrocinador, Uber. Momentos antes da bola rolar no confronto entre mineiros e paranaenses, o goleiro do Furacão, Santos, foi filmado pelas câmeras de transmissão com um celular na mão.
No momento que estava sendo respeitado um minuto de silêncio, o arqueiro caminhou pela pequena área com o aparelho em mãos. Quando o árbitro autorizou o início da partida, Santos colocou o celular ao lado do gol.Um dia após o jogo, o Athletico explicou em entrevista coletiva, que a situação fazia parte da campanha “Maio Amarelo”, que tem objetivo de alertar o público para os riscos de utilizar o celular no trânsito.
A polêmica atitude foi debatida no Brasil e no Mundo. Além de Cannes, o vídeo também foi premiado no New York Festivals International Adversiting Awards de 2019, na categoria eventos e publicidade.
Mesmo esclarecendo que se tratava de uma campanha, o Athletico e o goleiro Santos foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube paranaense foi multado em R$ 50 mil e o arqueiro foi suspenso por um jogo.