Fifa pressiona Irã para permitir mulheres em estádios de futebol
Federação quer presença feminina em eliminatórias da Copa do Mundo

Foto: Reuters/Ali Jarekji
A Fifa enviou uma carta à Federação Iraniana de Futebol (FFIRI) em que reforça o pedido para a República Islâmica permitir a presença de mulheres em estádios para acompanhar jogos da seleção do país, válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
Segundo a Reuters, o documento assinado pelo presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, pede que se entregue à Fifa um cronograma que resulte na permissão para que as mulheres comprem ingressos para as partidas, que começam em 5 de setembro.
"Embora estejamos cientes dos desafios e das sensibilidades culturais, simplesmente temos que continuar progredindo, não somente porque o devemos às mulheres de todo o mundo, mas também porque temos a responsabilidade de fazê-lo, conforme os princípios mais básicos estabelecidos nos Estatutos da Fifa", escreveu Infantino ao presidente da FFIRI, Mehdi Taj, na última terça-feira (18).
Embora estrangeiras tenham tido acesso limitado aos jogos, as iranianas não podem ir aos estádios quando times masculinos estão jogando desde a Revolução Islâmica de 1979. Até o momento, a FFIRI não respondeu ao pedido.