Campeonato Baiano 2026 começa com jogos em Salvador e Porto Seguro
Vitória enfrenta o Atlético de Alagoinhas no Barradão, enquanto Porto e Jacuipense se enfrentam no litoral sul do estado pela rodada de abertura do estadual.

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
O Rubro-Negro será comandado por Rodrigo Chagas ao longo de todo o campeonato. Quase quatro meses depois de dirigir o Vitória no Campeonato Brasileiro, o treinador volta a estar à frente da equipe na beira do gramado, mas em um novo contexto. Auxiliar técnico fixo do clube, Rodrigo assume o comando de uma equipe alternativa, formada majoritariamente por atletas do sub-20 e jogadores que não jogaram ou tiveram pouca minutagem em 2025, segundo o treinador.
"Jogadores que não jogaram no último ano ou tiveram pouca minutagem. Se tiver necessidade, a gente coloca. Esse diálogo está existindo e muito bem com o Jair para que a gente possa realizar um bom trabalho. A ideia é utilizar a garotada com jogadores de fora, que estavam jogando em outros clubes e tinham sido emprestados. Essa junção espero que a gente tenha êxito. Vamos jogar contra uma equipe difícil, trabalho de um mês e meio. Fizemos somente um amistoso. Vamos ter dificuldade, mas vamos procurar fazer o melhor", afirma Chagas
Do outro lado, o Atlético de Alagoinhas chega para a estreia apostando na experiência. O Carcará conta com o atacante Walter, ex-Vitória, como principal nome do elenco. A equipe será comandada por Agnaldo Liz, que assume o clube pela quarta vez, buscando repetir campanhas consistentes no cenário estadual. Vitória e Atlético voltam a se encontrar após a semifinal do Campeonato Baiano de 2025. Na ocasião, o Leão da Barra levou a melhor no confronto, embora tenha terminado a competição com o vice-campeonato. As equipes se enfrentam às 16h, no Estádio Manoel Barradas.
Transmissão: TVE Bahia
Arbitragem
Árbitro: Josué Reis de Jesus Júnior
Assistente 1: Alessandro Álvaro Rocha
Assistente 2: Mauricio Araujo da Mota
4º Árbitro: Anderson dos Santos Silva
Porto e Jacuipense também estreiam neste sábado
Mais tarde, às 18h30, Porto e Jacuipense fazem suas estreias no Campeonato Baiano. A partida será disputada no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro. Esta será a segunda participação do Porto na elite do futebol baiano. Em sua primeira experiência, no ano passado, o time do sul do estado terminou na quinta colocação e manteve o técnico Sandro Duarte, que inicia sua terceira temporada à frente da equipe. A Jacuipense, por sua vez, aposta em Rodrigo Ribeiro como treinador. Após cinco temporadas atuando como auxiliar técnico, ele assume o comando principal da equipe para a disputa do estadual.
Transmissão: TVE Bahia
Arbitragem
Árbitro: Luis Felipe Cabral da Silva Santos
Assistente 1: Marcus Vinicius Ferreira de Souza
Assistente 2: Renan Santos Oliveira
4º Árbitro: Murilo Henrique Santos Silva


