Candidatos a deputado federal concentram campanhas no Facebook e Instagram
49% dos postulantes tem contas no Facebook
Foto: Agência Brasil
A maioria dos candidatos a deputado federal utiliza o Facebook e o Instagram para realizar a campanha em mídias sociais. Segundo um levantamento da Agência Câmara com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 10.355 postulantes, 5.048 (49%) têm contas no Facebook e 4.904 usam o Instagram (47%).
Logo em seguida aparecem o Twitter com 1.402 contas (14%), o YouTube tem 696 canais (9%) e o Tiktok com 900 registros (9%).
Desigualdades
De acordo com o levantamento, candidatos brancos e com maior patrimônio têm maior percentual de páginas cadastradas em mídias sociais. Com exceção do Instagram, todas as ouras plataformas apresentam maior percentual de contas de candidaturas masculinas do que candidatas mulheres.
Além disso, divorciados, separados e casados também têm mais probabilidade de ter uma conta em mídias sociais que solteiros e viúvos.
Os dados mostram que o partido Novo, por exemplo, é o partido com candidatos mais conectados nas mídias sociais: 95% têm conta no Instagram, 89% no Facebook, 69% no Twitter, 66% no Youtube e 45% no Tiktok.
Entre os estados, o Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul são os que têm mais postulantes conectados. Já Sergipe, Alagoas e Bahia estão aparecem com menos candidatos em mídias sociais.