Capes investe R$ 325 milhões com vagas para formação de professores
Cinco editais serão abertos no início de 2020
Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vai investir mais de R$ 325 milhões com o intuito de melhorar o desempenho da educação no Brasil. Serão abertas 66 mil vagas para formação de docentes da educação básica para formação de estudantes de licenciatura e de professores que atuam na educação básica.
O maior percentual será destinado aos Programas Pibid e Residência Pedagógica. O Pibid é voltado aos estudantes de licenciatura que estão na primeira metade do curso e o Residência Pedagógica, para os licenciados da segunda metade.
O presidente do Capes destaco a importância dessa iniciativa durante apresentação que ocorreu na sede do órgão, em Brasília, nesta quinta-feira (12). “O objetivo desses editais é elevar a qualidade da educação básica. Com professores bem formados, indiretamente, teremos alunos com boa formação”, pontuou.
O presidente substituto do Inep, Camilo Mussi, afirmou que a iniciativa tem por objetivo maior resolver uma questão pontual de que a grande parte dos docentes não têm formação específica nas áreas que lecionam. “Muito importante quando temos o apoio da Capes na valorização dessas bolsas, dessas turmas que são criadas para que os professores sejam aperfeiçoados para que consigam aprender as disciplinas e melhorar o conteúdo”, destacou.