Carla Zambelli se pronuncia sobre áudios enviados ao hacker Walter Delgatti
Parlamentar explica contexto das gravações e nega envolvimento em atividades ilícitas
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) esclareceu, na terça-feira (24), o contexto dos áudios enviados ao hacker Walter Delgatti Neto em novembro do ano passado. Nas gravações, a parlamentar solicitou ao hacker o endereço de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. As informações são do portal g1.
Zambelli afirmou que a finalidade era obter o endereço funcional de Alexandre Moraes para que sua mãe pudesse enviar uma carta ao ministro, que é relator de investigações envolvendo a parlamentar. Segundo ela, a intenção era "sensibilizar" Moraes em relação a medidas determinadas por ele, como o bloqueio de suas redes sociais. "A minha mãe tinha escrito uma carta para o Alexandre de Moraes e queria entregar essa carta. Eu disse para não mandarmos para o STF para evitar pegar mal, e ela disse que o certo era enviar para a casa dele", explicou Zambelli.
A deputada esclareceu que a carta não foi enviada. Foi a própria mãe de Zambelli que lembrou da situação, já que a parlamentar não se recordava do episódio. Esse foi o motivo da conversa com Delgatti, segundo ela. Segundo Zambelli, o hacker, que foi contratado para gerenciar suas redes sociais e site, enviou a ela espontaneamente uma lista de endereços de diversas autoridades, incluindo o da residência de Moraes em São Paulo. Foi nesse momento que ela pediu o endereço do ministro em Brasília.
Delgatti está detido desde agosto deste ano. Ele declarou à Polícia Federal e à CPI do 8 de janeiro que foi contratado por Zambelli para participar de ataques à credibilidade das urnas eletrônicas, aos sistemas do Judiciário e a Moraes. A parlamentar nega qualquer envolvimento em atividades ilícitas.
O hacker encaminhou os dois áudios de Zambelli a um amigo que reside no interior de São Paulo em 26 de novembro de 2022. O advogado de Delgatti, Ariovaldo Moreira, afirma que seu cliente alega que os áudios se referem ao endereço de Moraes e evidenciam que a relação entre Zambelli e Delgatti não se limitou à administração de redes sociais, como a parlamentar havia afirmado anteriormente. O advogado pretende entregar os áudios à Polícia Federal, que já está investigando a conduta do hacker.
Escute o áudio: