• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Carlinhos Brown participa da conferência magistral de abertura do VII Congresso Ibero-Americano de Cultura
Michel Telles

Carlinhos Brown participa da conferência magistral de abertura do VII Congresso Ibero-Americano de Cultura

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Carlinhos Brown participa da conferência magistral de abertura do  VII Congresso Ibero-Americano de Cultura

Foto: Magali Moraes

Entre os dias 4 e 8 de novembro acontece o VII Congresso Ibero-Americano de Cultura e Carlinhos Brown, primeiro músico brasileiro a receber o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura, estará presente na conferência magistral de abertura deste encontro, falando sobre a importância da cultura para a inclusão, o desenvolvimento sustentável e a transformação social.

Promovido pela Secretaria Geral Ibero-America (SEGIB), órgão que congrega 22 países de língua espanhola e portuguesa, entre Portugal, Brasil, Espanha e Andorra, o Congresso Ibero-americano de Cultura será realizado ao longo de cinco dias em diversos foros de plataformas virtuais, em espanhol e português, sob mediação da Secretária-Geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan.

"Um prazer participar deste encontro, sobretudo para falar de temas que são tão importantes para a minha vida e a minha carreira, como a valorização da diversidade cultural, o reconhecimento e a utilização da cultura como instrumento de transformação social e o compromisso que devemos ter com a juventude ibero-americana. Muito me honra ser um Embaixador Ibero-Americano para a Cultura. É verdadeiramente uma grande oportunidade de ampliar o meu papel difusor da diversidade cultural", afirma o artista, cujas ações sociais desenvolvidas desde o início da carreira, há 40 anos, vem mudando a vida de milhares de famílias, especialmente do Candeal Pequeno, bairro de Salvador onde nasceu, cresceu e desenvolveu projetos como a Associação Pracatum, que beneficia meninas e meninos carentes da Bahia sobretudo através da música.

Além de Carlinhos Brown, participam do Congresso os 22 Ministros e Secretários de Cultura da Ibero-America, criadores artísticos e culturais, gestores, acadêmicos e público em geral. O objetivo do encontro é refletir sobre a relação entre cultura e desenvolvimento sustentável, bem como sobre as suas implicações, tendências, desafios e oportunidades, desenhando uma estratégia ibero-americana que será levada à XXVII Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo a se celebrar em Abril de 2021, em Andorra.

Carlinhos Brown, um esteta intuitivo e gestual

Além de ser o primeiro músico brasileiro a receber o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e a fazer parte da Academia do Oscar, é cantor, compositor, arranjador, instrumentista, técnico do The Voice Brasil, do The Voice Kids e artista visual, com uma trajetória consagrada através de sua atuação musical, social e percussiva, além da exuberância das suas performances. Ao longo de sua trajetória, o mestre Carlinhos Brown criou a Banda Timbalada, participou da criação da Axé Music, dos Tribalistas, além de mergulhar nas artes visuais e formar uma experiência tripartite de produção para a distribuição das suas obras, com foco na revitalização rítmica, com a criação da escola de formação para músicos no Candeal, estúdio para gravação e os espaços culturais Candyall Guetho Square e Museu du Ritmo.

Entre os diversos prêmios recebidos em toda carreira, destacam-se seis Grammys e um Prêmio Goya, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME - Sociedade Internacional de Educação Musical. Em 2020, três novos álbuns nasceram sob o Selo do artista, a Candyall Music: “Axé Inventions – Àjààlà”, em comemoração aos 35 anos do Axé Music, primeiro álbum voltado inteiramente para o gênero; “Umbalista”, álbum onde Carlinhos interpreta de forma inédita algumas de suas composições consolidadas nas vozes de outros artistas; e o álbum infantil “Paxuá e Paramim em: A floresta dos rios voadores”, reunindo 10 canções com mensagens de preservação do meio ambiente. O ano em que Carlinhos Brown virou até tese de doutorado na Espanha, com sua arte ativista defendida pela artista plástica Durce Coelho, trouxe também três nova composições e promete muito mais chegando adiante: “Teia da Felicidade”, “Louvada Seja Dulce” e “ABOTA”, além da assinatura na trilha do novo espetáculo da talentosa Deborah Colker, intitulado “Cura”, com estreia prevista para março de 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.