• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • PGR pede que STF torne inconstitucional norma que permite recondução em Tribunais de Justiça
Brasil

PGR pede que STF torne inconstitucional norma que permite recondução em Tribunais de Justiça

Emenda, promulgada em setembro, estabelece uma nova regra para a eleição dos órgãos diretivos

Por Da Redação
Ás

PGR pede que STF torne inconstitucional norma que permite recondução em Tribunais de Justiça

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/ST

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para declarar a inconstitucionalidade da Emenda Constitucional (EC) 134/2024. A emenda, promulgada em setembro, estabelece uma nova regra para a eleição dos órgãos diretivos nos Tribunais de Justiça, permitindo a recondução sucessiva de presidentes e vice-presidentes em tribunais com mais de 170 desembargadores, como ocorre em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Para o PGR, a emenda infringe a competência exclusiva do Judiciário para definir próprias regras eleitorais, além de contrariar os princípios da separação dos Poderes e da isonomia. 

Na ação direta de inconstitucionalidade (ADI), Paulo Gonet solicita que a norma seja suspensa imediatamente, até que o STF decida de forma definitiva sobre o caso, especialmente em razão da eleição para os cargos diretivos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, marcada para o dia 25 de novembro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário