Carnaval 2025: Federação das Entidades Carnavalescas abre inscrições para Rei Momo de Salvador
Concurso tradicional define o responsável simbólico pela chave da capital no período da folia momesca. Entidade não estabelece peso mínimo para estar na disputa
Foto: Sergio Pedreira/ Ag. PicNews
Junto com a Prefeitura de Salvador, a Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia irá iniciar as inscrições para a competição do título de Rei Momo do Carnaval 2025 na próxima segunda-feira (3). Quem tiver interesse em participar do concurso devem ir até o Clube Fantoches, no Largo 2 de Julho para realizar a inscrição.
O concurso é gratuito e não tem obrigatoriedade de peso, porém espera-se boa desenvoltura. Para concorrer, é preciso ter no mínimo 18 anos.
Os candidatos ao título devem apresentar:
RG;
CPF;
Comprovante de residência;
Atestado médico de saúde;
Antecedentes criminais;
Currículo.
A seletiva ocorrerá no dia 21 de fevereiro, no próprio Clube Fantoches. Como ocorre, o vencedor receberá a chave simbólica de Salvador na abertura do carnaval e R$ 10 mil.
Para o presidente da FCC-BA, Jairo da Mata, o procedimento é fácil e tem o intuito de preservar viva a imagem do personagem da alegria.
"A ideia é atrair candidatos que sejam carnavalescos, que tenham conhecimento da nossa cultura e que correspondam às regras do concurso. O regulamento não impõe que este ou aquele esteja acima do peso, basta ser desembaraçado, astral e com a saúde boa para encarar os dias da folia", disse Mata.
Como relembra a entidade, o personagem do Rei Momo faz alusão ao universo dos deuses gregos. Na capital, o primeiro a estar o posto foi o então funcionário público Milton Ferreira da Silva, o "Ferreirinha", em 1959. Ele reiterava que o cargo deveria ser passado de pai para filho.
O concurso, porém, só começou em 1990 através da federação. A partir daí, vários homens já assumiram o cargo, até o cantor e compositor Gerônimo Santana, em 2009, e o guitarrista, cantor e compositor Pepeu Gomes, em 2010.