Carnaval 2025: Polícia Civil implementa base para agilizar denúncias e proteger mulheres nos circuitos de Salvador; assista
Anúncio foi feito nesta terça-feira (18), durante apresentação do planejamento da Operação Carnaval

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, anunciou nesta terça-feira (18), durante a apresentação das ações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para o Carnaval de 2025, diversas inovações voltadas para a proteção de mulheres no circuitos de Salvador.
Entre as novidades deste ano, está a proximidade da base que faz os registros de ocorrências com os postos de atendimento, localizado na Avenida Euclydes da Cunha, no bairro de Ondina.
"Essa base é uma inovação, então ela vai ficar próxima a outros setores e rede de proteção à mulher. Nós detectamos que muitas vezes uma mulher é agredida e atendida em um posto de saúde ou por qualquer outra Secretaria de Promoção e acabava não registrando a ocorrência, seja por causa do emocional ou por estar se sentindo muito frágil", explicou a delegada-geral durante entrevista à imprensa.
Segundo ela, pelo fato das bases serem distantes, isso dificultava o processo de investigação, já que as vítimas acabavam não realizando a denúncia oficialmente.
"Essa aproximação com as redes e com os postos de saúde, vai permitir que a gente consiga, inclusive, fazer essa escuta diferenciada e uma investigação mais séria para as mulheres", disse.
"Essa inovação será a equipe do serviço de investigação de local de crimes estará sediada também nesse posto. Ou seja, vai se deslocar e colher elemento em um eventual cometimento de qualquer tipo de crime doloso, tentado ou consumado contra a dignidade sexual das nossas mulheres", acrescentou a chefe da PC.
Veja declaração: