Carnaval: Aplicativo da polícia reconhece se folião é foragido da Justiça em um minuto
A 'Face Check' oferece informações sobre a pessoa na tela do celular dos agentes
Foto: Divulgação | Alberto Maraux | SSP-BA
Utilizado pela primeira vez no Carnaval de Salvador, um aplicativo, que contém dados dados do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), permite que policiais realizem a identificação de um foragido da Justiça em apenas um minuto.
O sistema funciona a partir da tecnologia 'Face Check', que a partir da foto do suspeito, o aplicativo apresenta informações sobre a pessoa na tela do celular. Em fase de teste, o app possuí um banco de dados com cerca de 160 mil cadastros dos 9 milhões de registros informatizados do Pedro Mello.
A tecnologia tem sido uma aliada dos agentes da polícia durante as operações no Carnaval. Só nos primeiros dias da folia, a Secretaria da Segurança Pública já registrou mais de 4,3 milhões de imagens através do sistema de reconhecimento facial.
O maior volume de imagens, de acordo com a SSP-BA, foi registrado no último sábado (22), quando cerca de 2,5 milhões de faces passaram pelas câmeras. A tecnologia estreou no Carnaval da capital baiana no ano passado e tem funcionado como uma ferramenta no combate e prevenção à violência.