Carnaval de Salvador 2024: Prefeitura usará WhatsApp e IA para auxiliar foliões
Maior festa de rua do mundo começa no dia 8 de fevereiro
Foto: Valter Pontes / Secom PMS
Faltando apenas oito dias para o início do Carnaval de Salvador 2024, marcado oficialmente para o dia 8 de fevereiro, a expectativa para a maior festa de rua do mundo aumenta. Na manhã desta quarta-feira (31), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) apresentou as ações que serão realizadas durante a folia.
Entre as novidades deste ano está o uso da tecnologia. A prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), lançou um serviço de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar os foliões.
Através do WhatsApp (71) 98791-3420, os foliões poderão obter informações sobre transporte para a festa, pontos de táxi, localização dos módulos de saúde, atendimento a crianças, adolescentes e mulheres, programação dos circuitos, entre outras opções.
Além disso, a prefeitura de Salvador fechou parceria com o Waze para que o aplicativo de mobilidade mostre as melhores rotas levando em conta a infraestrutura montada. Ou seja: todos os bloqueios de vias, áreas de circulação restringida, portais de inspeção, entre outras informações.
Segundo Bruno Reis, isso mostra como Salvador tem se empenhado na organização da festa. “Nós desenvolvemos, ao longo dos 10 últimos anos, uma expertise que nos faz realizar um evento dessa magnitude com segurança e tranquilidade. Vocês sabem que não é fácil fazer um evento de rua para 3 milhões de pessoas. Porém, graças a Deus, a gente consegue fazer com excelência, sendo referência no mundo todo”, disse o prefeito.
Monitoramento
Para aprimorar o fluxo dos circuitos, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) agora contará, também, com 50 câmeras de monitoramento e GPS nos trios elétricos. Essas novidades se somam aos 150 fiscais em 10 postos operacionais, que também cuidam da organização da festa. Além disso, o Carnaval conta com um Centro de Controle Operacional, no bairro de Ondina, que reúne 15 órgãos municipais ligados à festa.
“Salvador se notabiliza no país por oferecer a maior infraestrutura para a realização de um Carnaval dessa magnitude, com uma gigantesca operação de serviços públicos. Tudo isso dá conforto aos foliões, tanto soteropolitanos como turistas. Para se ter uma ideia, são mais de 700 estruturas colocadas nos espaços públicos para dar esse conforto. Em determinado momento, 140 veículos, como trios, estão nas ruas ao mesmo tempo nos oito circuitos. Não existe nenhuma festa popular no país desse tamanho”, afirmou o presidente da Saltur, Isaac Edington.