Carnaval do Interior do Estado contará com atuação do Departamento de Polícia Técnica
Durante o carnaval, o DPT disponibilizará diversos serviços como criminalística, constatação de drogas de abuso e outros

Foto: SSP-BA
O Departamento de Polícia Técnica (DPT), Polícia Científica da Bahia, atuará no Carnaval do Interior do Estado, reforçando as ações de segurança pública com atendimento pericial especializado nos principais polos da festa. A presença da perícia tem como objetivo garantir agilidade nos procedimentos e oferecer subsídio técnico às forças de segurança durante o período festivo.
Durante o Carnaval, o DPT disponibilizará serviços de criminalística, constatação de drogas de abuso, confirmação de identificação civil, exames de lesões corporais e identificação criminal, contribuindo para a celeridade dos atendimentos e a eficácia das ações integradas.
De acordo com o diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, a atuação da perícia criminal em eventos de grande porte é estratégica para o sistema de segurança pública.
“O Departamento de Polícia Técnica atua de forma estratégica durante o Carnaval, garantindo suporte imediato às ocorrências. Nosso objetivo é dar respostas rápidas, com qualidade e precisão, fortalecendo o trabalho integrado com as demais forças de segurança e garantindo mais tranquilidade para a população”, destacou.
As atividades ocorrerão em estruturas modulares das Coordenadorias Regionais de Polícia Técnica (CRPTs) nos municípios de Juazeiro, Barreiras, Porto Seguro, Ilhéus, Correntina, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Irecê, Lapão e Palmeira. Em Itabuna, onde o Carnaval antecipado já foi realizado, o atendimento pericial foi garantido por meio da Unidade Móvel de Perícia.
As equipes são formadas por peritos criminais, médicos-legistas, odonto-legais, técnicos e servidores administrativos. Para o diretor da Diretoria do Interior (DI), Vanderclei Carvalho, o planejamento antecipado foi essencial para atender às demandas do interior.
“O Carnaval do Interior exige uma logística bem estruturada. O DPT se preparou para atuar de forma descentralizada, garantindo atendimento pericial eficiente e contínuo, respeitando as particularidades de cada região”, afirmou.
Em Juazeiro, o DPT também participa do lançamento oficial do Carnaval, nesta quinta-feira (29), com programação até 1º de fevereiro. No município, considerado um dos principais polos da festa, o Departamento contará com um efetivo de 21 profissionais.
“Juazeiro é um dos principais polos do Carnaval do Interior, e nossa atuação com um efetivo dedicado reflete o compromisso do DPT com a segurança, a técnica e o serviço à sociedade”, concluiu Osvaldo Silva.
Com essa atuação, a Polícia Científica reafirma seu papel no apoio às ações de segurança pública, contribuindo para um Carnaval mais seguro em todo o estado.


