Casa Branca incentiva maior ajuda humanitária em Gaza
Negociações objetivam aumentar a quantidade de caminhões de auxílio
Foto: UN News
Mais de 300 caminhões de auxílio humanitário chegaram em Gaza no último domingo (7). No entanto, a Casa Branca tem pressionado Israel para aumentar a quantidade para 350 por dia, enquanto negociações continuam por um acordo para cessar-fogo e pela libertação dos reféns.
Os Estados Unidos esperam forjar um acordo que incluiria um cessar-fogo de cerca de seis semanas na ofensiva de seis meses de Israel para destruir o Hamas no enclave palestino.
“Deveria ser óbvio, apenas pela quantidade de diplomacia que estamos fazendo e que nossos correspondentes estão fazendo, que estamos levando isso muito, muito a sério. E realmente queremos chegar um acordo sobre os reféns o mais rápido possível”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, John Kirby.
Kirby ainda disse que Washington quer ver um ritmo constante de 300 a 350 caminhões de auxílio humanitário entrando em Gaza todos os dias e proteções melhores a trabalhadores humanitários, após os ataques aéreos de Israel matarem seis funcionários da Cozinha Central Mundial na semana passada.
“Obviamente, precisamos que esse número aumente e precisamos que isso seja sustentado para realmente lidar com a terrível situação humanitária”, afirmou.