Casa do Rio Vermelho terá programação especial de aniversário; confira

Eventos acontecem na terça (14) e quinta (16)

Por Da Redação
Ás

Casa do Rio Vermelho terá programação especial de aniversário; confira

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Casa do Rio Vermelho promoverá dois eventos em comemoração aos nove anos de existência do memorial. Na próxima terça-feira (14), dia do aniversário do espaço, às 17h, será realizada a mesa Amadas Canções. Já no dia 16, a partir das 15h, a sessão Diálogos Amadianos terá o tema Comida Afro-brasileira e Ritual na Obra de Jorge Amado.

Na terça, será realizado um passeio musical e poético pela vida e obra de Jorge Amado com a utilização de projeções, apresentação da cantora Guida Moira e guia de Maria João Amado, neta do escritor, que foi um dos maiores ícones da literatura brasileira.

Na ocasião, o público vai apreciar canções, feitas em parceria com músicos como Dorival Caymmi e Dori Caymmi, além de letras inspiradas na vida e obra de Jorge Amado, a exemplo de “É Doce Morrer no Mar”, “Beijos pela Noite” e “Modinha para Gabriela”. A apresentação já foi realizada na Flipelô (Pelourinho), em Mucugê (Chapada Diamantina), em Ilhéus (BA) e em São Paulo (SP), e agora poderá conferida na Casa do Rio Vermelho.

Já no dia 16, será realizada uma tarde de bate-papo cheia de tempero com a filha do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, Paloma Amado, que também é escritora e autora do livro “A Comida Baiana de Jorge Amado”. Também irão participar o escritor e professor Gildeci Leite e Maria João Amado, esta como mediadora do bate-papo.

Para participar dos Diálogos Amadianos, basta acessar o link disponível no perfil do Instagram da Casa do Rio Vermelho (@casadoriovermelho) e preencher o formulário. As pessoas inscritas terão acesso gratuito à casa e direito a certificado para a utilização como carga horária em Atividade Complementar exigida nos cursos de graduação.

Visitação 

Em nove anos de funcionamento, aproximadamente 270 mil pessoas de mais de 80 países já visitaram a Casa do Rio Vermelho. Há alguns anos, o espaço é indicado como a segunda atração turística mais relevante em Salvador pelo site de viagens TripAdvisor.

“A Casa do Rio Vermelho é uma casa-museu vitoriosa. Temos recebido um número expressivo de pessoas que ficam encantadas. Muita gente volta. Temos visitas escolares, recebemos jovens, crianças e, com isso, eu acredito que estamos dando a nossa contribuição para a cidade de Salvador”, avalia Maria João Amado.

Funcionamento 

O memorial está situado na Rua Alagoinhas, 33, no Rio Vermelho. O funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h). Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). Às quartas-feiras, a entrada é gratuita e residentes de Salvador que apresentarem o comprovante de residência pagam meia-entrada todos os dias.

Na Casa do Rio Vermelho, os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai receberam visitas ilustres, como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Roman Polanski, Jack Nicholson, Sartre e Simone de Beauvoir. Toda essa riqueza é contada nos diversos ambientes do local, com seus mais de 2 mil m², incluindo o jardim onde as cinzas de Jorge e Zélia estão depositadas.

Com um perfil interativo, o memorial apresenta mais de 30 horas de vídeos e projeções, além de objetos pessoais e correspondências trocadas entre Jorge Amado e Zélia Gattai, que transmitem um pouco da trajetória dos escritores. Jorge Amado é um dos escritores brasileiros com mais obras lidas. Ele deixou 45 livros publicados, entre eles, mais de 30 romances, e suas obras foram traduzidas, oficialmente, para 49 idiomas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário