• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Casal de idosos se envolve em batalha legal por máscara africana rara
Mundo

Casal de idosos se envolve em batalha legal por máscara africana rara

A máscara foi vendida por 150 euros a um negociante de segunda mão, que mais tarde a leiloou por 4,2 milhões de euros

Por Da Redação
Ás

Casal de idosos se envolve em batalha legal por máscara africana rara

Foto: Werner Forman/Universal Images Group/Getty Images

Um casal de idosos, identificado pelas iniciais em documentos judiciais como senhor e senhora Fournier, se viram no meio de uma batalha legal de milhões de euros após realizar uma venda de garagem, onde incluíram uma antiga máscara africana herdada do avô do senhor Fournier, que serviu como governador colonial na África Central no início do século 20. As informações são da CNN.

Em setembro de 2021, a máscara foi vendida por 150 euros (aproximadamente R$ 790) a um negociante de segunda mão, que mais tarde a leiloou por 4,2 milhões de euros. O casal alega que desconhecia o valor real do artefato e acreditava estar recebendo um preço justo.

A defesa do revendedor argumenta que ele também não sabia do valor da máscara ao adquiri-la e só descobriu quando a levou para avaliação em uma casa de leilões. Agora, os Fourniers estão apelando da decisão judicial anterior, buscando anular a venda e obter o valor do leilão.

Além disso, o governo do Gabão intervém no caso, alegando que a máscara foi roubada pelo ancestral do senhor Fournier e nunca foi legitimamente de sua propriedade. O Gabão busca a restituição do artefato ao seu país de origem.

O caso envolve não apenas a disputa pelo patrimônio cultural, mas também levanta questões sobre a responsabilidade do revendedor em fornecer informações pré-contratuais. A decisão do tribunal sobre o caso é aguardada para 19 de dezembro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário