Casal é resgatado em situação análoga à escravidão em Simões Filho (BA)
Trabalhadores foram localizados em uma fazenda na zona rural de Palmares
Foto: Divulgação PRF/BA
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) resgataram, na última terça-feira (2), um homem e uma mulher em condições de trabalho análogo à escravidão na cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a polícia, o casal foi localizado em uma fazenda na zona rural de Palmares e o fazendeiro foi preso.
A PRF informou que uma equipe foi procurada pelo casal, que relatou que estava sendo submetido a condições degradantes de trabalho. Eles foram atraídos por um anúncio de emprego que oferecia trabalho em uma fazenda com carteira assinada e alimentação. Ao aceitar a proposta, o casal foi alojado em uma edificação precária e sem condições mínimas de higiene e saúde. Além disso, não havia local para preparar as refeições. A única alimentação servida eram produtos vencidos, pelos quais os trabalhadores tinham que pagar, que também eram fornecidos aos animais da fazenda.
Diante da situação, equipes formadas por policiais rodoviários federais, auditores do trabalho e um promotor do trabalho se dirigiram ao local e constataram a veracidade das denúncias. Segundo a PRF, denúncias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil.