Caso 'Rei do Lixo': Nunes Marques determina que investigação da PF siga na Bahia
Inquérito foi enviado ao STF devido à menção ao deputado federal Elmar Nascimento
![Caso 'Rei do Lixo': Nunes Marques determina que investigação da PF siga na Bahia](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/200499/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=c3bb270b32b0f912eeaf71c56ec9429f)
Foto: Carlos Moura/SCO/STF | Reprodução/Instagram
Relator do caso "Rei do Lixo" no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Nunes Marques determinou que a investigação da Polícia Federal no âmbito da operação Overclean deve seguir na Bahia. A operação investiga um esquema milionário de desvio de recursos públicos em cinco estados brasileiros, incluindo a Bahia, onde o esquema teria sido comandado pelo empresário Marcos de Moura, conhecido como "Rei do Lixo".
O inquérito havia sido enviado para o STF em janeiro, devido à menção ao líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA). A legislação estabelece que, quando uma investigação em instâncias inferiores se depara com fatos relacionados a uma autoridade com prerrogativa de foro, ela deve ser remetida a instâncias superiores.
Uma das suspeitas em relação ao deputado é de que ele teria recebido um imóvel de presente do empresário. Primo de Elmar, o vereador da cidade de Campo Formoso (BA), Francisco Nascimento, foi um dos presos na operação deflagrada em dezembro. Foi ele quem jogou R$ 200 mil em espécie da janela de seu apartamento quando os agentes chegaram para cumprir o mandado de prisão.
Desde que chegou à Corte, o caso estava parado – primeiro, à espera de uma definição sobre quem seria o relator; e depois, à espera da decisão de Nunes Marques sobre como a investigação deveria seguir.
Com a batida de martelo do ministro, a PF vai começar a periciar todo o material apreendido na primeira fase da operação. A maior parte do acervo de 144 dispositivos digitais em poder dos investigadores ainda não é nem sequer conhecida, já que desde que a PF enviou o caso para o STF, nada mais tinha sido aberto.