Casos de dengue chegam a 1,2 milhão no Brasil
Número de mortes pela doença também preocupa autoridades de saúde
Foto: Laiz Menezes/Farol da Bahia
O Brasil chegou a marca de 1,2 milhão de casos de dengue nesta segunda-feira (4), segundo dados do Ministério da Saúde. Desde o início de 2024, o país já contabiliza 1.212.263 casos da doença, aproximadamente 400 mil a menos do que o total registrado durante todo o ano de 2023, que foi de 1,6 milhão.
Além da elevada incidência de contaminação, o número de mortes também é preocupante. Até o momento, foram confirmados 278 óbitos por dengue, enquanto pelo menos 744 casos estão sob investigação para determinar sua relação com a doença.
Apesar de uma queda observada na curva de casos prováveis entre a 8ª e a 9ª semana do ano, com 72.470 diagnósticos nesta semana em comparação com os 204.305 da semana anterior, a persistência de números acima da média ainda mantém o alerta para a disseminação da dengue.
No mapa epidemiológico do Brasil, a região Sudeste, juntamente com Goiás, Paraná, Acre e Santa Catarina, destaca-se pela maior concentração de casos da doença. O Distrito Federal lidera o coeficiente de incidência, enquanto Minas Gerais registra o maior número de casos prováveis, totalizando 407.977 ocorrências.