• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Casos de estupro voltam a crescer neste ano; 4 mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil, aponta pesquisa

Casos de estupro voltam a crescer neste ano; 4 mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil, aponta pesquisa

Crescimento ocorre após subnotificação em 2020

Por Da Redação
Ás

Casos de estupro voltam a crescer neste ano; 4 mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil, aponta pesquisa

Foto: SECOM/MT

Um levantamento inédito do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que os casos de estupro voltaram a crescer no Brasil no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, quando esses dados sofreram uma subnotificação durante o isolamento social mais rigoroso. O estudo foi divulgado pelo G1 e pela GloboNews nesta sexta-feira (10).

A pesquisa indica que o número de estupros em geral e de vulneráveis, tendo a mulher como vítima, cresceu 8,3%, passando de 24.664 nos primeiros seis meses de 2020 para 26.709 neste ano. O crescimento ocorreu no período em que a pandemia da Covid-19 foi mais letal, com destaque para o mês de maio.

Os registros de feminicídio no primeiro semestre de 2021 também tiveram alta e foram os maiores da série histórica iniciada em 2017. O levantamento aponta que nos seis primeiros meses deste ano, uma média de quatro mulheres foram mortas por seus companheiros ou ex por dia no país; no total, foram 666 vítimas de feminicídio de janeiro a junho de 2021, o maior índice da série histórica iniciada em 2017, quando as autoridades passaram a compreender melhor a Lei do Feminicídio, de 2015. 

Os crimes que necessitam de uma notificação presencial em uma delegacia de polícia tiveram queda no 1º semestre de 2020, início da pandemia de Covid-19 no Brasil, de acordo com a diretora-executiva do Fórum, Samira Bueno. O estupro é um deles e não pode ser registrado em boletins de ocorrência virtuais porque é necessário um exame de corpo de delito. O fechamento das instituições, como as escolas, também contribuiu para a subnotificação e, recentemente, com a reabertura, houve aumento de denúncias e casos de estupro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.