Casos de sarampo confirmados em São Paulo alertam para propagação da doença no Brasil
Vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola está em queda no Brasil
Foto: Agência Brasil
O Estado de São Paulo confirmou dois casos de sarampo neste ano, sendo um na capital e outro no município de São Vicente, localizado na região metropolitana da Baixada Santista. A idade dos infectados não foi revelada pelos órgãos responsáveis, mas os casos geram um alerta para o Brasil. Isso porque as contaminações confirmadas são autóctones, ou seja, as pessoas contraíram o vírus no próprio território brasileiro, e não em viagem.
O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. De acordo com especialistas, a transmissão acontece diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas ao tossir, respirar, falar ou respirar.
"Isso significa que o vírus está entre nós, e se a aderência à cobertura vacinal não melhorar, os casos podem aumentar rapidamente", explicou Melissa Valentini, infectologista do Grupo Pardini e mestre em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em entrevista ao portal g1.
No momento atual, a maior preocupação está relacionada à queda de vacinação contra o sarampo no Brasil. Em 2016, o país recebeu o certificado de livre do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde, mas o perdeu em 2019, após a confirmação de um caso da doença no Pará.
A vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), registra números de cobertura insuficientes desde 2017. A primeira dose teve queda de cobertura de 93,12%, em 2019, para 70,52% em 2021. Já a segunda dose, necessária para completar a imunização, teve baixa de 81,55% para 49,31% no mesmo período.
Agora, o objetivo do país agora é retomar o certificado por meio da melhora das taxas de imunização. A vacinação começa quando a criança completa um ano de vida e tem a dose de reforço quando ela completa 15 meses. Com essas duas etapas, a imunização é considerada suficiente para a vida toda.
Veja abaixo os sintomas do sarampo no corpo:
-Tosse
-Coriza
-Febre alta
-Mal-estar geral
-Manchas na boca e na pele
-Conjuntivite
-Náusea
-Dor de garganta