Cassação de mandato do deputado Arthur do Val é votada hoje pelo Conselho de Ética da Alesp
Pedido foi feito após a divulgação de áudios do parlamentar nos quais ele faz comentários sexistas sobre refugiadas ucranianas
Foto: Arthur do Val / Instagram
Os nove membros do Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) votam hoje o parecer que recomenda a cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil-SP), conhecido como Mamãe Falei. O processo foi aberto após o vazamento de áudios do deputado com comentários sexistas. Nas gravações, ele afirma que as mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres".
Relator da ação, o deputado Delegado Olim (PP-SP) entregou o texto aos nove integrantes do conselho na semana passada. Os membros da Alesp podem votar em consenso ou em separado.
Caso o processo da perda de mandato do ex-membro do Movimento Brasil Livre (MBL) passe hoje, a decisão vai à Mesa Diretora da Alesp. A votação decide se Arthur quebrou o decoro parlamentar nos áudios vazados.
No plenário, os deputados poderão rever a decisão do conselho. As punições previstas para o Mamãe Falei são advertência, censura verbal ou escrita e perda temporária ou perda de mandato.