Catar promete respeitar homossexuais na Copa do Mundo
Atualmente, o Código Penal do Catar proíbe a atividade homossexual para homens e mulheres

Foto: Reprodução/CNN
O secretário-geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado do Mundial no Catar, Hassan Al Thawadi, afirmou ao Globo Esporte que os turistas homossexuais que forem ao evento serão bem-vindos e declarou que a legislação vigente não será um problema. Atualmente, o Código Penal do Catar proíbe a atividade homossexual para homens e mulheres e prevê, como pena máxima, até o apedrejamento.
“Assim como nas edições anteriores do torneio, a Copa do Mundo do Catar será um torneio para todos. Todos serão bem-vindos ao Catar, independentemente de sua raça, origem, religião, gênero, orientação ou nacionalidade”, disse Al Thawadi. Entidades que lutam pelos direitos da população LGBTQIA+ esperavam que a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) pressionasse por uma reforma na lei do Catar.
Ainda durante a entrevista, Hassan Al Thawadi reiterou a experiência do país em outros eventos internacionais para assegurar que o tema não será um problema. “Já realizamos mais de 600 eventos desde que ganhamos os direitos de sediar a Copa. Repito: todos os fãs são bem-vindos para reservar acomodações e ficarem juntos”, reforçou. “A vida privada das pessoas não é nossa preocupação”, completou Al Thawadi.