CCJ da Câmara avalia recursos de Glauber Braga e Alexandre Ramagem nesta semana; entenda
Deputado do PSOL busca evitar cassação, enquanto parlamentar do PL articula para sair de ação no STF

Foto: Câmara dos Deputados/Mário Agra e Kayo Magalhães
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara vota nesta terça-feira (29) o recurso do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) contra a abertura do processo de cassação do mandato dele. A análise, que foi adiada na semana passada, questiona a decisão do Conselho de Ética que recomendou a perda do mandato.
O relator, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), já apresentou parecer pela rejeição do recurso. A decisão final será tomada pelo plenário.
•Glauber Braga contesta CCJ e denuncia tentativa de silenciamento político
Segundo a CNN, aliados de Glauber e da bancada governista tentarão obstruir a sessão, mas fontes indicam que as chances de vitória são baixas.
Já na quarta-feira (30), a CCJ deve analisar o pedido do PL para suspender a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). Ramagem é réu por seu envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022.
Na semana passada, o STF decidiu que a Câmara não pode anular integralmente o processo contra Ramagem. Mesmo assim, o presidente da CCJ, Paulo Azi (União-BA), afirmou que o colegiado usará “todas as prerrogativas constitucionais” para avaliar o recurso apresentado pelo PL em sua totalidade.