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CCR Metrô Bahia e CVV lançam Plantão de Escuta com atendimento na Estação Acesso Norte

A inauguração será nesta sexta-feira (10), e o espaço ficará disponível para escuta ativa de segunda a sexta, das 10h às 16h

Por Da Redação
Ás

CCR Metrô Bahia e CVV lançam Plantão de Escuta com atendimento na Estação Acesso Norte

Foto: Reprodução

A CCR Metrô Bahia e o Centro de Valorização da Vida (CVV) lançam nesta sexta-feira (10), no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, o Plantão de Escuta. O projeto, uma das ações da concessionária no Setembro Amarelo, consiste na criação de um espaço exclusivo para atendimento de clientes e colaboradores do Metrô, na Estação Acesso Norte, ponto de ligação entre as Linhas 1 e 2 do modal de transporte.  

“É algo novo e que vai nos aproximar das pessoas, teremos sempre um voluntário disponível para conversar por videoconferência com quem estiver no espaço, com a privacidade e a atenção necessária para as pessoas que estão passando por momentos de angústia, solidão ou algum conflito”, explica Josiana Rocha, porta-voz do CVV em Salvador.

Ter um espaço reservado para atendimento de escuta ativa de forma online e dentro de uma Estação de Metrô é algo pioneiro em todo o Brasil. Para Álvaro Britto, gestor de comunicação da CCR Metrô Bahia, a ação é mais uma iniciativa da companhia com o foco em levar serviços que promovam a saúde das pessoas, incluindo a saúde mental e o compromisso da valorização da vida. 

“Será um projeto permanente, tornando o serviço mais acessível para a sociedade, já que estará disponível em um local de fácil acesso e com ampla divulgação. Nossos Agentes de Atendimento e Segurança atuarão junto com o CVV para identificar pessoas que eventualmente queriam conhecer o espaço, bem como na organização da demanda”, explica. 

O Plantão de Escuta funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h e os atendimentos são feitos por voluntários do CVV. “É uma conversa por meio de chamada de vídeo e que vai engajar voluntários da Bahia e de outros estados, garantindo que sempre tenhamos alguém com o tempo necessário para sanar as necessidades das pessoas que nos procurarem”, explica Josiana Rocha, destacando o perfil inovador do projeto em todo o país.

Setembro Amarelo no Metrô

Os números do CVV mostram que em Salvador são feitos até cinco mil atendimentos mensais com pessoas que precisam conversar e ser escutadas, em uma rede que funciona 24 horas por dia pelo telefone 188 ou pela internet. O Plantão uma forma de democratizar ainda mais o acesso ao serviço, o que na visão de Joseane é muito gratificante. “Lutar pela vida ainda é o melhor caminho”, pontua.

Também como uma das ações do Setembro Amarelo, a CCR Metrô Bahia recebe o Projeto Help, iniciativa que tem o objetivo de levar apoio emocional e acolhimento aos clientes do meio de transporte de forma itinerante, em diversas estações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Neste projeto, voluntários fazem a abordagem nas plataformas, praticando a escuta afetiva com as pessoas.

“Estamos ainda com um treinamento do Corpo de Bombeiros específico para abordagem de pessoas em casos de tentativa de suicídio. Sempre com o foco em promover a vida e a segurança dos nossos clientes”, finaliza Álvaro Britto.


 

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