Celso Amorim se reúne com Maduro e lideranças de oposição na Venezuela
A motivação da visita seria pavimentar o caminha para que eleições livres aconteçam em 2024
Foto: Reprodução/Redes Socias
O ex-chanceler e atual assessor especial da Presidência brasileira, Celso Amorim, desembarcou nesta quinta-feira (9) em Caracas, na Venezuela, onde terá reuniões com o presidente Nicolás Maduro e lideranças da oposição. A motivação da visita seria pavimentar o caminha para que eleições livres aconteçam em 2024.
A missão, até então sigilosa, foi revelada pelo próprio Maduro em uma publicação nas redes sociais. Também está marcado um encontro entre Amorim e o advogado Gerardo Blyde, que chefiou a delegação da oposição em uma rodada de negociações no México em novembro do ano passado.
Além das eleições de 2024, Amorim e Maduro também devem tratar da dívida de US$ 682 milhões da Venezuela com o Brasil. Segundo fontes do Itamaraty, o enviado especial deve se encontrar ainda com representantes de mais duas correntes políticas de oposição.
Brasil e Venezuela romperam relações diplomáticas durante a gestão Jair Bolsonaro. Recentemente, o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) reabriu a embaixada no país.