Celulares, drogas e carregadores portáteis são encontrados em presídio na Bahia
Apreensões foram feitas no Conjunto Penal de Paulo Afonso
Foto: Tony Silva - Seap/Nucom
A Operação Aláfia localizou 15 celulares, porções de drogas, carregadores portáteis e convencionais no Conjunto Penal de Paulo Afonso, no Vale São-Franciscano da Bahia. A intervenção foi realizada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e tem o objetivo reforçar a segurança no presídio e reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais na região.
Todo o material apreendido foi lacrado e recolhido seguindo o procedimento de "Cadeia de Custódia", sob a supervisão do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público da Bahia, para garantir a preservação das provas.
As atividades são coordenadas pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP) e pela Diretoria de Segurança Prisional (DSP). A operação conta com a participação do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cmep) e de policiais penais ordinários. Além disso, alunos do 2º Curso de Operações Prisionais Especializadas (Cope-BA), acompanhados por instrutores do Geop e da Polícia Militar, participam da ação como parte prática de sua capacitação.