Vídeo: celulares, drogas e carregadores são apreendidos em presídio na Bahia
Apreensões foram realizadas no Conjunto Penal de Paulo Afonso
Foto: Divulgação/Tony Silva/Nucom-Seap
Equipes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) apreenderem 22 celulares, três carregadores portáteis e dezenas convencionais, acessórios e drogas dentro das celas do Conjunto Penal de Paulo Afonso (CPPA), localizado no norte da Bahia, na segunda-feira (9). A ação tem o intuito de impedir a comunicação entre os criminosos que estão dentro e fora da unidade prisional.
Por meio de Nota, a Seap informou que, durante a investigação, porções de maconha também foram retiradas da cela. Em conformidade com a Lei de Execuções Penais, os detentos foram revistados e as celas averiguadas de forma minuciosa, e manteve o respeito à dignidade da pessoa humana.
Os materiais ilícitos foram localizados em pavilhões ocupados por presidiários que exerciam papel de liderança criminosa no lado de fora do conjunto penal. A Seap realiza investigações para identificar os responsáveis pela entrada dos materiais ilícitos na prisão.
As apreensões fazem parte da continuidade da Operação Aláfia, iniciada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), com o intuito de combater o crime organizado e reduzir os indicies de violência, em diversas regiões do país.
Na Bahia, a operação é coordenada pela Seap por meio da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), com a Diretoria de Segurança Prisional (DSP). As ações são movimentadas através de equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), da Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP) e policiais penais ordinários.