Celulares pré-pagos precisam ser recadastrados, alerta Anatel
Medida serve para que a linha não seja bloqueada
Foto: Divulgação/Anatel
Clientes titulares de celular pré-pago precisam garantir que o cadastro junto à operadora está atualizado para não ter a linha bloqueada. A medida, que já vigora em todo o Brasil, faz parte de um projeto de padronização da base de dados compartilhada por Claro, Oi, Tim, Vivo, Algar e Sercomtel, com chancela da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Apesar do alerta, a Agência não informa o prazo final para o recadastramento.
As empresas têm o objetivo de assegurar que todos os chips tenham um titular responsável, de modo a reduzir o risco de fraude. Titulares de planos pós-pagos não precisam fazer o recadastramento.
O que fazer para manter o cadastro
Passo 1. Primeiro, é preciso descobrir quais operadoras detêm linhas pré-pagas ativas em seu nome. Para isso, basta acessar a ferramenta de consulta de linha pré-paga por CPF da Anatel e anotar as operadoras que aparecem na lista.
Passo 2. Em seguida, é necessário entrar em contato com a central de atendimento da operadora e perguntar ao atendente se há pendência no cadastro. Segundo a SindiTeleBrasil, não é preciso se dirigir à loja física para obter o atendimento, pois todo o procedimento é realizado via telefone. Veja os números das prestadoras que participam da iniciativa de recadastramento.
Passo 3. Caso o atendente confirme a necessidade de atualização cadastral, o cliente deverá informar os seguintes dados: CPF, nome completo e endereço atual (incluindo CEP).