Brasil

Censo 2022: IBGE abre novo concurso para 6,8 mil vagas temporárias

Inscrições podem ser feitas até 29 de agosto pelo site

Por Da Redação
Ás

Censo 2022: IBGE abre novo concurso para 6,8 mil vagas temporárias

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu mais um processo seletivo para 6.765 vagas temporárias para o Censo Demográfico 2022. As oportunidades são para todo o país e estão divididas em: 6.514 vagas para recenseador e 251 vagas para agente censitário municipal e supervisor.

Para as vagas de recenseador, segundo o IBGE, é necessário que o interessado tenha  nível fundamental completo. Nesse caso, a  remuneração é de acordo com a produtividade. Para as vagas de agente censitário municipal e supervisor, os participantes precisam ter nível médio completo. Os salário são de R$ 2.100 para agente censitário municipal e de R$ 1.700 para agente censitário supervisor. As inscrições podem ser feitas até 29 de agosto pelo site (aqui). Não será cobrada taxa de inscrição. A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, que abrange a titulação acadêmica dos candidatos.

Como funciona

A jornada de trabalho para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado. A remuneração será por produção, calculada por setor censitário. O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.

Já a jornada de trabalho de agente censitário municipal e supervisor é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. A previsão de duração do contrato de ambas as funções é de até 5 meses, podendo ser prorrogado. O agente censitário municipal gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o agente censitário supervisor, subordinado ao municipal, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.