Censo 2022: IBGE encerra fase de coleta e dá início a etapa da apuração dos dados
Coleta domiciliar alcançou 189.261.144 pessoas recenseadas
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou, na segunda-feira (28), a cobertura da coleta domiciliar do Censo Demográfico, alcançando 189.261.144 pessoas recenseadas (91%). Agora, o instituto inicia nesta quarta-feira (1º) a Etapa de Apuração. A divulgação dos primeiros resultados do Censo está prevista para ser feita no final de abril.
A Etapa de Apuração compreende os trabalhos de Análise dos Dados do Censo, a serem realizados pelo Comitê de Fechamento do Censo (CFC). O IBGE pontua que esses trabalhos podem implicar alguns retornos dos recenseadores a campo, para efeito de:
Trabalho de Supervisão Pontual, a ser realizado pela equipe especial de supervisores, indicada pela Comissão de Planejamento e Organização do Censo; Trabalho de Crítica e Consistência dos Dados; Trabalho de Imputação dos Dados; Análise dos Primeiros Resultados; até a definição da Divulgação dos Primeiros Resultados.
Por causa de todos estes cuidados de checagem, verificação e refinamento da coleta, nesta Etapa de Apuração é importante frisar que alguns domicílios ainda vão receber visitas de recenseadores ou supervisores. Também cabe lembrar à sociedade que segue em operação a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), que contempla uma amostra de cerca de 1,5% dos setores censitários. Seu principal objetivo é fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta.
Possíveis falhas na cobertura e na qualidade das informações declaradas pelos moradores são fenômenos comuns em censos demográficos de diversos países, uma vez que os censos são operações complexas, sujeitas a imprecisões que cabem ser conferidas e corrigidas.
A PPE ajuda a verificar se ocorrem e onde ocorrem imprecisões. Ela contribui diretamente para a maior transparência dos resultados do Censo Demográfico, fornecendo elementos para melhor interpretação e utilização por parte dos usuários. A PPE é usada ainda para identificar áreas que podem exigir maior atenção em operações futuras e para fornecer subsídios aos trabalhos de elaboração das estimativas e projeções populacionais.