• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Centenário do poeta João Cabral de Melo é marcado com textos inéditos
Brasil

Centenário do poeta João Cabral de Melo é marcado com textos inéditos

Icônico escritor brasileiro completaria 100 anos nesta quinta-feira (9)

Por Da Redação
Ás

Centenário do poeta João Cabral de Melo é marcado com textos inéditos

Foto: Reprodução O Globo/ Acervo Familiar

Nesta quinta-feira (9), o poeta João Cabral de Melo Neto completaria 100 anos, apesar da certidão de nascimento marcar 6 de janeiro de 1920 como sua data oficial de nascimento, Cabral sempre celebrou seu aniversário três dias depois. 

Autor dos versos de Morte e Vida Severina e O Cão Sem Plumas, obras conhecidas internacionalmente, o recifense tem uma trajetória com cenários múltiplos e engajados, que lhe deram prêmios e a imortalidade na Academia Brasileira de Letras. 

E para dar início as comemorações pelo centenário do escritor, o ano será marcado, principalmente, pela publicação de novas edições das obras completas de Cabral, que trarão textos inéditos em prosa e poesia, e a publicação, também, de pelo menos duas biografias. O poeta também será homenageado no IX Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), em julho.

Apesar das dificuldades, além de dois livros póstumos de Cabral, "ilustrações para fotografias de Dandara" (2011) e "Notas sobre uma possível 'A casa de farinha" (2014), que não estavam em outros volumes das obras completas, a nova edição terá o acréscimo de dezenas de poemas publicados.

O material com cerca de 40 poemas, já confirmados como inédito por pesquisadores, foi encontrado em uma pasta do acervo do autor na Casa de Rui Barbosa.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário