Centenário do poeta João Cabral de Melo é marcado com textos inéditos
Icônico escritor brasileiro completaria 100 anos nesta quinta-feira (9)

Foto: Reprodução O Globo/ Acervo Familiar
Nesta quinta-feira (9), o poeta João Cabral de Melo Neto completaria 100 anos, apesar da certidão de nascimento marcar 6 de janeiro de 1920 como sua data oficial de nascimento, Cabral sempre celebrou seu aniversário três dias depois.
Autor dos versos de Morte e Vida Severina e O Cão Sem Plumas, obras conhecidas internacionalmente, o recifense tem uma trajetória com cenários múltiplos e engajados, que lhe deram prêmios e a imortalidade na Academia Brasileira de Letras.
E para dar início as comemorações pelo centenário do escritor, o ano será marcado, principalmente, pela publicação de novas edições das obras completas de Cabral, que trarão textos inéditos em prosa e poesia, e a publicação, também, de pelo menos duas biografias. O poeta também será homenageado no IX Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), em julho.
Apesar das dificuldades, além de dois livros póstumos de Cabral, "ilustrações para fotografias de Dandara" (2011) e "Notas sobre uma possível 'A casa de farinha" (2014), que não estavam em outros volumes das obras completas, a nova edição terá o acréscimo de dezenas de poemas publicados.
O material com cerca de 40 poemas, já confirmados como inédito por pesquisadores, foi encontrado em uma pasta do acervo do autor na Casa de Rui Barbosa.