• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Centro Educacional das Obras Sociais Irmã Dulce desenvolve projeto ambiental com foco na sustentabilidade!
Michel Telles

Centro Educacional das Obras Sociais Irmã Dulce desenvolve projeto ambiental com foco na sustentabilidade!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Centro Educacional das Obras Sociais Irmã Dulce  desenvolve projeto ambiental com foco na sustentabilidade!

Foto: Divulgação Assessoria

Em tempos em que o meio ambiente sofre tantas ameaças, a responsabilidade ambiental se torna cada vez mais urgente, garantindo assim a sustentabilidade do planeta inclusive para as gerações futuras. Sempre buscando desenvolver a consciência ambiental em seus alunos, o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), implantou o Sistema Agroflorestal Biodiverso, denominado “Dando vida a um legado”. Em um terreno de 500 metros quadrados, estudantes do Ensino Fundamental II aprendem a cultivar e preservar diversas espécies de plantas nativas e frutíferas da Mata Atlântica na oficina de educação ambiental, que acontece duas vezes por semana, na escola fundada pela primeira santa brasileira, localizada no município de Simões Filho.

“Dando vida a um legado” referencia a fundadora da escola, Santa Dulce dos Pobres, que já incentivava o manejo e cultivo da terra no antigo orfanato, local em que acolhia crianças sem referência familiar, hoje o CESA. “Iniciamos o trabalho de reflorestamento dessa área degradada e a nossa intenção é aumentar para os demais espaços da escola, tornando-a sustentável”, explicou o educador ambiental do núcleo educacional, Tales Barros Andrade.

A oficina tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental e tornar as crianças e jovens multiplicadores de boas práticas sustentáveis. Os participantes do projeto, que têm idade entre 11 e 17 anos, já aprenderam atividades como a preparação do solo e das mudas, organização das sementes, plantio, e atualmente estão no momento do manejo, como observar, regar e colher.

O projeto de educação ambiental faz parte do Programa Integrado do CESA, que visa fortalecer ações no campo do suporte psicossocial; socialização e integração; apoio pedagógico e educação ambiental, com o objetivo de estimular ainda mais o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos. Os recursos são captados através de incentivo fiscal com investimento de pessoas físicas e jurídicas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania de Simões Filho. O programa recebe o apoio das empresas: Braskem; Companhia de Participações Aliança da Bahia; FERBASA – CIA de Ferro Ligas da Bahia; Gotemburgo Veículos Ltda; Grupo PETRO RIO; Grupo Global; M. Cecília A. Barreto Consultoria; Magalu Pagamentos Ltda e 13º Cartório de Registro Civil de Butantã.

O Centro Educacional Santo Antônio acolhe atualmente mais de 900 estudantes, oferecendo ensino do primeiro ao nono ano, além de acesso a arte educação, atividades esportivas, assistência odontológica e psicossocial, alimentação, fardamento e material pedagógico gratuitos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário