CEO da Volvo: "crescimento dos elétricos será tremendo"
Executivo afirma que elétricos vão crescer até o final da década

Enquanto pairam dúvidas sobre o crescimento do mercado de carros elétricos, o CEO da Volvo Cars Jim Rowan disse durante o Fórum Econômico de Davos que enxerga esse mercado com um potencial de "crescimento tremendo". Além de falar em causa própria, o executivo se refere ao mercado global e se mostra otimista com o futuro da mobilidade.
Rowan deu entrevista à Reuters após sua fala e explicou que a Europa registrará um crescimento sólido nas vendas de carros elétricos. "Teremos muito força com preço competitivo enquanto as pessoas estarão mais abertas a investir e decidir por dirigir um veículo elétrico", disse.
A marca sueca pretende vender apenas veículos elétricos a partir de 2030. Até lá, a Volvo e outras fabricantes se vêem com desafios de demanda em baixa enquanto tentam reduzir os custos de produção. Uma recente crise de logística envolvendo novamente o transporte de peças tem impactado a produção de carros na Europa como a fábrica da Volvo em Ghent, na Bélgica. Alguns atrasos foram registrados por falta de peças especialmente componentes de transmissão.
Enquanto modelos como o C40 e XC40 Recharge são produzidos na Bélgica, o recém-lançado EX30 é produzido na China. O executivo diz que a Volvo não irá recuar dos seus planos de oferecer apenas modelos elétricos dentro de seis anos e que os desafios serão superados.
No Brasil a Volvo irá lançar 3 novidades este ano e todos os veículos são eletrificados. A linha XC60 e XC90 de modelos híbridos receberão novidades ao longo do ano e o EX90 também deve ser lançado por aqui. A Volvo pretende fechar 2024 com 18.000 veículos vendidos no mercado nacional.