Ceramista Valéria Gonçalves une beleza e funcionalidade em peças de cerâmica e lança coleção Tulipiere inspirada nos arranjos da florista Monica Rezende!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
Vinda de uma família luso-espanhola com muitos artistas, entre pintores, músicos, arquitetos e professores, a ceramista Valéria Gonçalves sempre atuou na área criativa, com curadoria de produtos, design e produção de peças decorativas em diversos materiais, principalmente quando trabalhava com sua filha e sócia, a creative director Juliana Daidone, na SaLa Design. Atualmente, é sócia e braço direito de sua outra filha, a joalheira e designer Beatriz Daidone, na empresa Bia Daidone. Mas sua verdadeira paixão é a cerâmica, atividade na qual Valéria deposita toda a sua criatividade, mas que por anos fez parte de sua vida apenas como um hobby, um momento em que ela se dedicava a algo que lhe dava prazer, que a relaxava, além de ter, como resultado, produtos para decorar e utilizar em sua própria casa.
Entre a concepção de uma peça e outra e a visita de familiares e amigos, seu hobby foi ganhando admiradores, que passaram a fazer pequenas encomendas. Pouco a pouco, mais pessoas tomavam conhecimento de sua arte e Valéria passou a atender a um seleto grupo de apreciadores de produtos exclusivos e cheios de originalidade. Em 2022, com o sucesso de suas cerâmicas, Valéria decidiu lançar uma marca, a Lela Ceramics, que se traduz em xícaras, canecas, bowls, pratos, talheres e outros itens decorativos e utilitários. “Como uma boa virginiana, valorizo a beleza, mas racionalmente gosto de juntá-la a uma funcionalidade.”, conta a artista, que ainda entrega seus preferidos: "Vasos e garrafas me possibilitam maior liberdade de criação.”
Seu trabalho mais recente é exatamente na linha dos vasos. Composta por cinco peças, a coleção Tulipiere, como o próprio nome diz, foi produzida para dispor hastes de tulipas, mas sua funcionalidade vai muito além disso. Os diversos furos e as alturas variadas permitem a composição com as mais diferentes flores e folhagens. A inspiração veio da observação do trabalho de sua amiga, a renomada florista Monica Rezende, que tem entre suas clientes Sofia Vergara e Rachel Zoe, e sempre buscou vasos não só pela sua estética, mas criativos e funcionais, que ampliassem as variações de montagem de seus arranjos.
Feitos manualmente com placas e acordelado - as famosas “minhoquinhas” -, os vasos da coleção Tulipiere são produzidos com argila branca e creme. “Gosto dessa mescla devido ao diferente efeito causado pela reação do esmalte”, explica Valéria. Depois de secos, são queimados em baixa temperatura, esmaltados e depois voltam para o forno para uma queima em alta temperatura. Com um processo de modelagem totalmente manual, pode-se dizer que cada peça é exclusiva. “Não gosto de repetição, e como minha produção é pequena e os produtos feitos um a um, eles nunca saem exatamente iguais. Essa característica tem me guiado para um trabalho cada vez mais escultural, que poderá ser visto com mais evidência em meus próximos projetos”, revela Valéria.