Cerca de 24 países sofrem com surtos de cólera, segundo ONU
Houve um aumento de 25% em relação aos 35 países que confirmaram casos em 2021
Foto: UNICEF
A notificação de casos de cólera cresce ao nível global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 24 países os surtos da doença seguem ativos.
Segundo a agência das Nações Unidas, no ano passado aconteceram notificações em 44 países. Houve um aumento de 25% em relação aos 35 países que confirmaram casos em 2021.
Países como Nigéria, República Democrática do Congo, Camarões, Malauí e Somália notificaram, cada um, mais de 10 mil casos.
O aumento da procura de materiais contra a cólera mostra um desafio aos esforços globais de controle. A agência gere o abastecimento de emergência de vacinas e suspendeu o padrão de vacinação de duas doses em outubro de 2022.
Desde então, o Grupo de Coordenação Internacional passou a utilizar a abordagem de dose única nas campanhas de resposta aos surtos da doença. Do pedido de US$ 160,4 milhões para responder o plano estratégico global de preparação e prontidão, foram liberados apenas US$ 16,6 milhões do Fundo de Contingência para Emergências da OMS em 2022 e 2023.